segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Construtivismo.

Idéia de Construtivismo, a sua prática se encaixa nesse perfil?
Construtivismo significa a idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado e de que, especificamente, o conhecimento não é um dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer outra dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento. Construtivismo não é uma prática ou um método, não é uma técnica de ensino nem uma forma de aprendizagem; não é um projeto escolar; é, sim, uma teoria que permite (re)interpretar todas essas coisas, jogando-nos para dentro do movimento da História – da Humanidade e do Universo. Qual o profissional da Educação de hoje segui a risca essa idéia, ou pensamento ou método? Bem! Podemos buscar alternativas em nossas práticas docentes e tentar possibilidades de aprimorarmos essa idéia e colocá-la em prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário