sábado, 17 de setembro de 2011

PROJETO RECICLAGEM COM PETS

Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso.
Escola Estadual Manoel Gomes.
Professor: Francisco Gonçalves de Assis:



PROJETO ARTE COM GARRAFAS PETS.






Este projeto visa estabelecer o conhecimento da teoria e prática, no que se diz respeito ao modo como devemos orientar nosso alunos quanto a prática da sensibilização e conscientização, sobre os cuidados que devemos ter com lixo que jogamos fora todos os dias em nossa casa.








Cuiabá MT, 2011:

Introdução:
Geralmente, a criança desenvolve com mais sensibilidade o gosto e o amor pela natureza, já no adulto , muitas vezes, é preciso desenvolver o respeito. Percebe-se, portanto, que a E.A. abrange todas as áreas. A cidadania tem fator fundamental para conscientização deste contexto global. Não é por falta de conhecimento que o meio ambiente é destruído, mas devido ao estágio de desenvolvimento existente nas relações sociais de nossa espécie. Ao desmatar, queimar, poluir, utilizar ou desperdiçar recursos naturais ou energéticos, cada ser humano está reproduzindo o que aprendeu ao longo da história e a cultura do seu povo. Portanto, este não é um ato isolado de um ou outro indivíduo, mas reflete as relações sociais e tecnológicas de sua sociedade.  O Projeto Recicle e Arte com garrafas pet, foi iniciado e veio reunir ações em conjunto de professores da escola Manoel Gomes em Várzea Grande Mato Grosso, em torno da reciclagem. No entanto, ao longo desses 6 meses tornou-se muito maior, pois:
Estimulou a iniciativa de alunos, que instituíram uma Comissão de Reciclagem;
Valorizou os funcionários da limpeza;
Promoveu atitudes ambientalmente e socialmente corretas;
Passou a ter relativa independência financeira e de gestão;
Criou um novo rumo enquanto ação pedagógica interdisciplinar.

JUSTIFICATIVA DO PROJETO
A Escola E. E. Manoel Gomes em sua metodologia tem a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades. Diante disso, a escola realiza a Pesquisa Participante através de visitas a toda a comunidade escolar investigando suas preocupações, sonhos e anseios . Destacam-se as relacionadas com o caráter e dignidade, a importância da escola na formação do cidadão, sem esquecer, nunca, que o sustento vem da terra.
Portanto, sentiu-se a necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra. Atualmente, a preocupação com a degradação do planeta ocupa atenção da sociedade local e mundial, onde a escola se engaja com os ambientalistas na busca de soluções para preservar o meio ambiente. Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil,devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer. Muitas situações estão distantes fisicamente mas que influenciam na manutenção dos seres vivos. Por isso, a importância de pequenos atos em nossas casas e escolas.

OBJETIVO GERAL:
Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·      entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema.
·      Possibilitar a construção da consciência ecológica para este mundo diferente e transformador, fazendo análises importantes tanto nos conteúdos programáticos como na prática relativa ao meio ambiente escolar.
·      Observar e analisar fatos e situações de todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo as necessidades e oportunidades de atuar de modo propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.
·                  Chamar atenção e despertar consciência para o problema do lixo
·                  Conhecer os procedimentos atualmente adotados para o lixo e seus fundamentos teóricos
·                  Criar uma estratégia para a ação do Projeto no Colégio e Comunidade;
·                  Enquanto isso, nos colocamos à disposição para troca de experiências, materiais, consultoria, apoio e palestras em sua Escola ou Empresa, gratuitamente, no intuito de multiplicar o Projeto.
A reimplantação do Projeto passará certamente por:
·      promover a participação e envolvimento da comunidade escolar;
·      proporcionar uma oportunidade de extensão do ensino tradicional;
·      expandir o Programa e seus benefícios para toda a comunidade do entorno, em especial à população carente;
·      consolidar o Projeto como um Programa de Reciclagem permanente e autossustentável dentro do Colégio;
·                Desta maneira, acreditamos, estamos dando nossa contribuição à melhoria da qualidade de vida da       geração atual e futura.
                     Algumas ações do Projeto Reciclagem arte com pets:
Pesquisas:
Produção de monografias, textos, painéis, gráficos, tabulações; uso de enquetes, entrevistas, visitas etc.
·                  O que é lixo?
·                  De onde vem, para onde vai e quais os tipos de lixo produzidos?
·                  Quais as formas alternativas e ecologicamente corretas de disposição do lixo?
·                  Composição do lixo do Colégio e doméstico (estudo estatístico).
METODOLOGIA:
O projeto Educação Ambiental será apresentado aos professores para que surjam propostas de trabalho e atividades relacionadas ao assunto explorando diversos aspectos conceituais do seu campo de estudo. A situação problema será exposta aos alunos para que o assunto entre em discussão e a partir daí sejam construídos o seu pré-projeto.
Discussão de resultados:
Mesas-redondas, palestras e reuniões elaboradas pelos alunos.
Há necessidade de organização de equipes de trabalho, orientadas e organizadas por professores. O objetivo será estudar os problemas e levantar as ações mais adequadas para reduzir, reciclar, reaproveitar e repensar o lixo produzido em casa, na escola e na comunidade. Cada sala (ou tema) deverá ser representada por uma equipe de alunos, que participará das reuniões gerais. Algumas reuniões poderão ser feitas fora dos horários ou dias normais de aula, para integrar as várias séries e turmas e agilizar o Projeto. Deverá ainda ser estimado um orçamento para o material necessário ao Projeto, como será feita a captação de recursos e para onde será destinada a verba conseguida. Tudo deverá estar registrado em um livro-caixa por uma equipe de Tesoureiros, de forma a ser um Projeto auto-sustentável. Lucros deverão ser geridos pela mesma equipe, sempre revertendo para o próprio Projeto, para a Comunidade ou equipamento escolar.
2a. Etapa: Colocando em prática:
Seguem algumas sugestões de trabalho que podem ser acrescentadas àquelas levantadas pelos alunos na 1a. Etapa do Projeto:
·                  Uso de sobras em culinária
·                  Redução do uso de papel no Colégio
·                  Oficinas de artesanato
·                  Oficinas de reciclagem
·                  Aulas abertas à comunidade
·                  Criação de softwares ou hipertextos com atividades lúdicas de educação e conscientização.
Criação de campanhas internas e externas de divulgação e conscientização (diversas mídias):
·                  Informação do andamento dos trabalhos
·                  Quais materiais podem ser reciclados e como prepará-los
·                  Integração entre equipes
 Implantação de coleta seletiva no Colégio:
·                  Lixeiras segregadas no pátio, sala dos professores, hall e salas de aula
·                  Destinação de local para armazenagem
·                  Cadastramento de compradores (estudo econômico realizado pelos alunos) e destinação final
·                  Periodicidade da coleta.
ESTRATÉGIAS:

·      Criar ações para arborização e recuperação da área da escola.
·       Implantar programas de seleção, reciclagem e destino do lixo.
·      Campanhas para a diminuição do uso de veículos, de embalagens plásticas, etc.
·      Elaboração, apresentação e distribuição de jornais, murais, folders, textos.

·      f) Oficinas.
·      g) Livro de receitas alternativas.
·      h) Palestras.
·      Releitura de obras de pintores.
·      j) Paródias.
·      l) Trilha ecológica.
·      m) visitas a blogger sobre o assunto.
·      n) Visita ao aterro sanitário – lixão.
·      o) Apresentação de peças teatrais com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os indivíduos sobre a importância de preservar o meio ambiente.  Assistir documentários. Trabalho de campo. Reciclagem de papel. Estudo comparativo do gasto de energia elétrica nas casas dos alunos e na escola, com propostas de redução gradativa e busca de alternativas.  Pedágios.

 AVALIAÇÃO:
·      Espera-se que durante o desenvolvimento da prática pedagógica aplicada a educação ambiental: - a relativa mudança de comportamento dos educandos na comunidade escolar; - o exercício da cidadania, solidariedade e cooperação entre escola e comunidade;
 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Babosa, Maria Carmem Silva, Projetos pedagógicos na educação infantil / Maria Carmem Silva Barbosa. – Maria das Graças Souza Horn. – Porto Alegre: Artmed, 2008. 128 p, 23, cm.
Babosa, Maria Carmem Silva, Projetos pedagógicos na educação infantil / Maria Carmem Silva Barbosa. – Maria das Graças Souza Horn. – Porto Alegre: Artmed, 2008. 128 p, 23, cm.
Cavelluci, Lia Cristina Barata. Elaboração de projetos: Guia do formador/Lia Cristina Cavelluci, Maria Elisabette Brisola Prado, Maria Elisabeth Bianconcini de Almeida. -1 Ed – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância, 2009, 54p:Il.



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