terça-feira, 31 de maio de 2011

Projetos e o uso das mídias na educação.

Os eixos estão organizados de forma a proporcionar uma visão geral sobre o uso das
mídias pedagogicamente em sala de aula na educação de modo geral. Busca fundamentar práticas pedagógicas, assim como discutir conceitos, potenciais e implicações do uso das mídias na educação. Objetiva provocar reflexões sobre as diferentes linguagens midiáticas e preparar o cursista para a compreensão do atual contexto educacional e do papel das mídias no processo de ensino e aprendizagem. Distribuído em 3 eixos, este Módulo sugere diferentes atividades para serem desenvolvidas em colaboração com seus colegas ou individualmente. Para tanto, são apresentados textos de apoio, leituras complementares e outros recursos. Navegue e aproveite!

Justificativa;
Estamos vivendo em um mundo em constantes mudanças. Essas mudanças foram
aceleradas nos últimos anos, principalmente pelos avanços científicos e tecnológicos que, juntamente com as transformações sociais e econômicas, revolucionaram as formas como nos comunicamos, nos relacionarmos com as pessoas, os objetos e com o mundo ao redor. Encurtaram-se as distâncias, expandiram-se as fronteiras, o mundo ficou globalizado. As novas mídias e tecnologias estão relacionadas com todas essas transformações.

 Eixo 1
Objetivos gerais:
 Abordar o que são projeto, currículo e tecnologias;
 Entender a evolução do conceito de projetos;
 Refletir sobre o papel da tecnologia da informação e comunicação na educação.
Abordar as possibilidades de construção da rede colaborativa de aprendizagem;
 Analisar a contextualização do papel da escola diante das demandas da sociedade
atual;
 Refletir sobre a mudança de atitudes e concepções para conviver nessa sociedade.

 Objetivos específicos:
Analisar as possibilidades pedagógicas das velhas e novas mídias na perspectiva da
integração;
 Abordar o conceito da Pedagogia de Projetos e o Papel do Professor;
 Discutir a prática pedagógica com projetos: articulação entre conhecimentos,
tecnologias e mídias e a importância do diagnóstico.

Atividades. As atividades são apresentadas seqüencialmente, ao longo das 3 etapas. Durante cada uma das etapas, serão também sugeridas atividades individuais e em grupos, essas atividades poderão ser:
 Navegação em nosso blogger.
Leitura de textos indicados;
Elaboração de sínteses das leituras;
 Elaboração de projetos;
 Observação de situações reais;
 Análise de cenários;
Reflexões individuais ou em grupo.
Navegando na Plataforma e-proinfo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário